terça-feira, 25 de outubro de 2011

Resenha Assuntados #005 - OS SEGREDOS DO PAI-NOSSO

SINOPSE: Conhecemos o mundo que nos cerca, escrevemos centenas de livros sobre o Universo, mas pouco sabemos sobre nós mesmos. Quem somos? Deus é real? Quais os limites do pensamento? A resposta para essas e outras indagações está em um dos textos mais recitados da história, mas talvez um dos menos compreendido: o Pai-Nosso. Aparentemente simples, essa oração é repleta de reveladores significados sobre o ser humano, a vida e o seu Criador. Com mais de 3 milhões de livros vendidos, Augusto Cury analisa a alma de Deus para nos ajudar a buscar explicações para os mistérios da existência. Sob a ótica da psicologia, da filosofia e da sociologia, ele examina, verso por verso, a famosa prece e revela os códigos usados por Jesus para falar das fascinantes características de Deus e de suas necessidades psíquicas fundamentais. Também discute o ateísmo debruçando-se sobre as idéias de grandes pensadores como Nietzsche, Freud, Diderot e Voltaire. Dessa forma, Cury mostra como o estudo das palavras de Jesus e o conhecimento da filosofia podem ajudar a compreender a necessidade humana de algo que transcende suas limitações.

Olá, queridos leitores!

Para esta resenha, confesso que fiquei um pouco receosa por se tratar de um livro de auto-ajuda, ainda mais sendo de Augusto Cury. Particularmente, gosto muito de alguns livros deste autor por apresentar uma linguagem simples, de fácil compreensão.

Como todo mundo sabe, livros de auto-ajuda “abrem o nosso entendimento” para aquilo que já sabemos e que, muitas vezes, não nos damos conta. Seguindo essa linha, Cury, em Os Segredos do Pai-Nosso ousa em apresentar um dos textos bíblicos mais recitados, interpretando-o à luz da psicologia, da sociologia e da filosofia, e nisso, afirma:

Se o estudo teológico, psicológico ou filosófico sobre Deus gerar orgulho e arrogância, algo está profundamente errado. Se despertar humildade e revelar nossa ignorância, estamos no caminho correto. (p. 96)

É interessante pararmos para meditar no que realmente a oração do Pai-Nosso, descrita em Mateus, capítulo 6, nos revela:

A oração do Pai-Nosso rima nos extremos: é singela e complexa, calma e incendiária, inofensiva e desafiadora. Jamais palavras simples tiveram tanta profundidade. Jamais um texto tão pequeno foi tão revolucionário. (p. 23)

Descrevendo verso por verso e analisando-os, Cury não se detém apenas na obra em questão, mas também no autor da mesma. Creio que seja impossível falar sobre qualquer texto da Bíblia, sem ressaltar as qualidades de Deus, o Pai-Nosso. É necessário ter sensibilidade para receber os ensinamentos de Jesus para poder exercê-lo. Infelizmente, na maioria das vezes, proferimos este pequeno-grande texto sem atentarmos para o seu conteúdo, sem saber que:

Seus enigmas fascinantes são capazes de expandir o potencial humano não apenas no campo da espiritualidade, mas também no terreno da saúde psíquica, das relações pessoais, da superação de conflitos, da educação, do desenvolvimento da inteligência e do resgate da liderança do eu. São implicações surpreendentes.

Bom, gente, aqui finalizo esta resenha. Não posso falar muito, senão acabo revelando grande parte das idéias do livro, as quais vocês mesmo devem percebê-las, além de observar os diversos questionamentos que o autor expõe e segue argumentando no decorrer de todo o livro.

Recomendo esta leitura para que cada leitor tire suas próprias conclusões e que, assim como eu, reflita um pouco mais sobre essa maravilhosa passagem bíblica, como também compreenda a intencionalidade do autor em se propor a estudá-la.

Compartilhar

1 Comentários:

juliano cesar de oliveira disse...

Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo como tema.
www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

Postar um comentário