quarta-feira, 12 de junho de 2019

DIA DOS NAMORADOS

Hoje, 12 de Junho de 2019 é comemorado no Brasil o Dia Dos Namorados, em alguns países é chamado de Dia de São Valentim, portanto faz parte do calendário de comemorações cristãs. Em países, como Portugal, este dia é comemorado em 14 de Fevereiro. Aqui, comemoramos sempre na véspera do dia de Santo Antônio, conhecido como "santo casamenteiro".

Segundo reportagem do site BBC Brasil, O dia de São Valentim é uma tradição antiga que teria se originado em um festival romano de três dias chamado Lupercalia. O festival celebrava a fertilidade e ocorria no meio de fevereiro. Seu objetivo era marcar o início oficial da primavera.

Como parte das celebrações, jovens sorteavam nomes de garotas misturados dentro de uma caixa. Os dois então se transformavam em namorados durante a festa, e podiam até casar.

Nos séculos seguintes a Igreja decidiu erradicar celebrações pagãs e por isso transformou o evento em uma festa cristã, em homenagem a São Valentim.

Sobre a origem da data de 14 de fevereiro, considerado o primeiro dia oficial de São Valentim, foi declarado no ano de 496, pelo papa Gelasius, em homenagem a um mártir que tinha esse nome.

A explicação mais comum é que São Valentim era um padre de Roma, que foi condenado à pena capital no século 3.

Apesar dos cristão antigos terem começado a celebrar o dia de São Valentim, apenas ao longo da Idade Média e dos períodos posteriores a celebração começou a ser associada com amor romântico e troca de presentes.

Dois gigantes da literatura inglesa, o poeta Geoffrey Chaucer e William Shakespeare, foram responsáveis pela popularização do evento na Grã-Bretanha e posteriormente na Europa e no Novo Mundo.

O costume de trocar cartões de papel com a pessoa amada já havia sido estabelecido na Idade Média, mas apenas se tornou um grande negócio depois da revolução industrial, que tornou possível a produção em massa de cartões.

Então, mesmo tendo se tornado mais uma data ligada ao capitalismo, este dia vale para que possamos reafirmar nossos sentimentos a quem amamos, namorados ou não. Mostrar que o sentimento vai além de datas comemorativas, expressando-o todos os dias.

Que possamos celebrar o amor verdadeiro e compartilhar dele com todos. Sempre, e não somente em datas específicas.

Wilton Lima


Referências: BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário