É cada vez mais difícil dizer que sou cristão e dizer que sou evangélico, no contexto que estamos inseridos, é quase impossível.
Vivemos uma realidade totalmente diferente daquela vivida pela chamada Igreja Primitiva.
Vivo a me perguntar; onde colocaram os ensinamentos de Jesus? O que fizeram do amor, não só pregado, mas vivido e compartilhado com todos, sem distinção de quaisquer diferenças da época.
Há muito tempo meu coração rompeu com esse sistema mercadológico e criminoso que a igreja evangélica brasileira se rendeu. Há muito tempo meu crer passa também pelo pensar consciente e racional.
Não consigo aceitar a instituição igreja evangélica que se cala diante dos dramas vividos, todos os dias, pelas mulheres, negros, LGBTs e outras chamadas minorias; uma igreja que se cala para o drama ecológico vivido por nós, inseridos nesse maldito sistema capitalista que a cada dia nos sufoca e aprisiona. Há algo ainda pior. Uma igreja que se rende a este sistema e ao invés de ajudar, abraçar e compreender esses dramas, os menosprezam e os colocam cada vez mais distantes do amor verdadeiro de Jesus.
Meu coração não consegue aceitar uma igreja que dá voz a um líder político que exalta torturadores e apoio ditaduras, que mata e cala milhares de pessoas inocentes; uma igreja que vê nesse líder a solução para o Brasil. Porém, este mesmo zomba e menospreza a luta de todos nós negros, das mulheres, dos LGBTs e dos indígenas que chegaram primeiro que nós nessa terra.
Não, eu simplesmente não entendo e não aceito fazer parte desta igreja.
Porém, apesar de tudo isso, eu acredito no amor verdadeiro de Jesus. Amor que cuida e dá proteção. Amor que abraça, ouve e compreende. Amor que cura as dores e nos dá forças para resistir a todo esse mal.
Eu ainda acredito que há igrejas espalhadas por esse Brasil que não se calam e resistem, formadas por pessoas que receberam e entenderam o amor verdadeiro. Eu acredito no meu país, eu acredito em dias melhores e acredito também, que não será fácil a nossa luta.
Sim, apesar de tudo, ainda sou cristão. Eu acredito no Puro e Simples Evangelho de Cristo e é nisso que minha fé e esperança se sustenta.
Wilton Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário