sábado, 12 de janeiro de 2019

CRER E PENSAR #001

UM EVANGELHO FABRICADO

Na busca por ver os templos lotados e na realização ministerial, muitos “líderes” abandonaram o Evangelho e passaram a propagar abobrinha.

Passaram a utilizar estratégias para atrair mais espectadores, esquecendo que a Palavra é suficiente para atrair o homem à Cristo. Transformaram a Igreja em uma empresa, as pessoas em consumidores e o Evangelho em um produto.

Claro que para se tornar um produto agradável a todos, foi preciso fazer muitas modificações no produto original. Como pouca coisa se aproveitava, fabricou-se então, um novo evangelho, um evangelho que agrada a quem ouve.

Um evangelho que transmite um deus que dá quando recebe e na medida em que recebe. Um deus que busca sacrifícios. A Igreja então, sendo agora uma empresa, atraiu consumidores exigentes, que não mais doam por amor, mas esperando receber bem mais em troca.

Os cultos não são mais os mesmos.

Hoje tem culto para tudo: Culto da Vitória, Culto da Libertação, Culto da Prosperidade, Culto do Descarrego, Culto da Benção, Culto das Causas Impossíveis, Culto do Avivamento e por aí vai.

Isso é feito para atender todos os gostos e demandas.

Nessas reuniões, o foco principal é o homem. Sempre vencendo e prosperando. Quando isso não acontece é devido a sua pouca fé, um pecado ou mesmo porque não contribuiu bastante financeiramente.

O verdadeiro Avivamento, alicerçado e moldado no AMOR, foi trocado por um avivamento de emoções humanas, surgindo com ele muitas heresias. 

A razão deixa de existir e o homem cheio da unção desse novo avivamento, pula, grita, roda como pião, imita animais, rola no chão, corre atrás de anjos e ri descontroladamente.

O problema desse Evangelho Fabricado é que seu efeito é passageiro e pode deixar muitas sequelas. 

Confesso que em nada me agrada e sinto até nojo desse novo evangelho. Estou farto de ver os nossos líderes trocarem um alimento saudável, nutritivo e saboroso por migalhas que nem mesmo o mais indigno entre os homens merecia comer. 

Estou farto! Quero voltar a ouvir a Palavra.

Palavra que traz vida e vida em abundância, pois Cristo é a própria Palavra e o sentido real do Evangelho Puro e Simples, como C.S. Lewis relata em sua célebre obra "Cristianismo Puro e Simples".

Que nossa oração diária seja esta, a volta da Igreja ao Evangelho Verdadeiro, Puro e Simples. E que Deus seja sempre o centro e razão da nossa vida.

Só a Deus, a Glória! 

Wilton Lima


Texto originalmente escrito no começo de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário