quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

HUMANIDADE, EVOLUÇÃO E REGRESSÃO

Parece que o homem tem regredido. 

Me parece que toda essa evolução, na nossa história enquanto humanidade, tem sido esquecida, ou simplesmente não levado em consideração a importância de vivermos em sociedade, de vivermos como sociedade. 

Forma-se um vazio enorme quando tentam satisfazer suas necessidades com uma posição social, sua conta bancária, ou coisas semelhantes. 

A cada dia as pessoas se afastam umas das outras por discordâncias variadas. 

A polarização na nossa política, a mistura inapropriada do poder religioso com o político nos remete a um tempo passado, de aproximadamente 500 anos atrás. 

Temos vivido um tempo de segregação, de muitas barreiras e exclusão. Um tempo que é preferível condenar e excluir o outro, sem dá a mínima e decente oportunidade de tentar de novo, de mudar e de ser melhor. 

Não! Não é compreendido o erro e fracasso de uns, em sua maioria negros, mulheres, homossexuais ou isso tudo e ainda sendo pobres, moradores de uma favela, vivendo às margens de uma sociedade corrupta e elitista. 

É cada um por si e todos por nenhum! 

A ganância por mais poder tem tirado a vida e paz de milhares todos os dias. 

Ninguém mais se constrange ao ver, todos os dias, homens sendo mortos da pior forma possível. Sem nenhuma humanidade, são jogados em locais imundos e enterrados como indigentes. 

Querem oportunidades e direitos, mas não lutam pelos dos outros, os seus semelhantes. São egoístas! 

Há algo ainda pior! 

Alguns desses, se ultrajam como homens e mulheres de Deus, que se dizem mensageiros do amor e perdão, mas não os demonstram quando necessário. Alguns deles são os grandes milionários que nada fazem para amenizar a dor e sofrimento do outro ou fazem muito pouco. 

Esquecem o ensinamento de Jesus a quem dizem ser seguidores. Esquecem de seguir os passos dele. Charles Monroe Sheldon no seu livro "Em seus passos o que faria Jesus?", ele nos faz alguns questionamentos relevantes aos dias atuais: “O que faria Jesus no meio de uma civilização que corre tanto atrás de dinheiro, que as próprias moças que trabalham fora não recebem o suficiente para sua subsistência sem que enfrentem tentações medonhas, tão grandes que várias delas caem e são varridas para o abismo da perdição? Será que Jesus, se estivesse aqui hoje e participasse de nossa indústria e comercio, não sentiria nada, não faria nada e não diria nada diante dos fatos que todo empresário conhece? O que é ser cristão? É imitar Jesus. É fazer as coisas do jeito que ele faria. E seguir os seus passos” (p. 272 e 273).

Infelizmente não tem sido assim por parte da maioria dos que se dizem seguidores de Jesus. Nem mesmo eles têm buscado imitar os passos daquele que nos amou primeiro. 

É verdade que evoluímos muito. É verdade que já alcançamos níveis extraordinários. Exploramos o espaço, temos conhecimento dos planetas, já fomos à Lua, enviamos robôs a Marte. Enfim, desde Galileu Galilei, nossa Ciência tem tido feitos antes inimagináveis. 

Mas acredito que a maior evolução ficou de lado. O amor e cuidado ao próximo e a natureza já não tem vez nessa corrida pelo sucesso imediato. Os crimes disfarçados de acidentes ambientais nos demonstram isso direto. A exclusão dos menos favorecidos é nossa maior realidade. 

A busca pelo poder justifica tudo?

Acredito que ainda temos muito a evoluir. Na verdade, precisamos aprender!

Wilton Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário