terça-feira, 29 de janeiro de 2019

QUEM MERECE O PERDÃO?

Sentir dúvida em relação a algo sempre nos atormenta!

Será que devo fazer esta viagem? 
Será que devo sair deste emprego?
Esta é a pessoa certa pra mim?
Devo comprar esta roupa?
Esta pessoa merece meu perdão?

Perguntas assim sempre nos acompanham e isso é inevitável. Agora, o que fazer nesta situação? 

Nos últimos dias tive algumas experiências que me fizeram repensar algumas coisas, uma delas é sobre o perdão! Diante de algumas dúvidas que nos incomodam, queria falar dessa, que é uma das mais complicadas de serem resolvidas. 

Durante essa minha pequena caminhada cristã, Deus me fez rever muitos conceitos que antes eram tidos por mim como certos e coerentes. Mas uma das exigências para nos tornarmos um cristão de verdade, que busca viver a vontade de Deus em sua plenitude, é deixar de lado suas verdades e seguir a única, que é Jesus. 

Eu era uma pessoa muito esquentada, não guardava desaforo, nem mesmo na escola ou em casa. Sempre dizia que se eu tivesse no meu direito não importava o que ou quem tivesse que enfrentar. Meu direito era meu direito e eu o queria a qualquer custo, mesmo magoando alguém. E isso, infelizmente, aconteceu algumas vezes!

Aos poucos fui vendo o mal que isso me fazia e acabei chegando ao ponto de guardar tudo que sentia pra mim mesmo, passei a me preocupar mais com os problemas que as pessoas me traziam do que com os meus próprios problemas.

Essa atitude de sofrer sozinho também não me fez nada bem. Dentro de mim, uma enorme bolha de sofrimento foi se formando e um dia, ela explodiu.

Então, passei por um processo muito doloroso para aprender a renunciar algumas vontades minhas. Isso não é nada fácil e até hoje é minha maior luta; deixar minhas vontades de lado, sabendo que elas não são as vontades de Deus. 

Na prática é muito difícil!

Durante esse processo tive o prazer de conhecer pessoas que marcaram minha vida e que fazem parte dela até hoje, mesmo com a distância física de alguns. Porém, muitos que passaram na minha vida, a marcaram de forma negativa. 

Imagina você depositar toda sua confiança em uma pessoa e receber uma punhalada pelas costas? É algo terrível e difícil aceitar! Situações como estas, me fizeram tomar outra atitude: não confiar mais em ninguém. Só que aos poucos fui vendo que isso era injusto com quem me amavam de verdade e que se preocupavam comigo, sem querer nada em troca, só a amizade.

Porém, uma coisa é certa, as pessoas de confiança reduzirem consideravelmente! 

Muitas coisas aconteceram pra eu está aqui hoje. 

Aprendi a aceitar o que eu não queria, mas que era melhor para os outros. Foi necessário engolir muita coisa calado pra não machucar quem eu amava. Aprendi a dizer coisas que eu não queria, só pra ver o sorriso de quem me faz feliz.

Precisei aprender ser o que eu não era ou desejava ser.

E nesses dias tive que aprender o que era o perdão. Não de palavras, como antes! Sim, eu me questionei, também, se mereciam o perdão. Porém, diga-me: quem realmente merece ser perdoado?

Quando paramos pra lembrar que tudo que recebemos de Deus, tudo que somos e temos, não foi merecimento nosso, aprendemos a essência do perdão.

Ele provou seu amor por nós quando ainda éramos pecadores, enviando Jesus pra morrer em nosso lugar (Romanos 5.8). 

Não foi necessário que eu me arrependesse antes pra Ele me amar. Não foi necessário seus assassinos pedirem perdão pra Ele rogar a Deus Pai que os perdoassem, mesmo estando na cruz, ainda passando pela consequência do erro daqueles a quem deu o perdão.

Se oramos para que Ele nos perdoe, assim como perdoamos a quem nos ofendeu (Mateus 6.12), seria sensato de nossa parte perdoar de verdade, pelo menos. Mesmo que não mereçam nosso perdão!

Nos iramos, isso é verdade e não um é pecado se irar. Pecado é deixar-se dominar por essa ira ao ponto de não liberar perdão. Esquecer, não esquecemos. É normal nos lembrar-mos do mal que nos fizeram. Mas que isso não venha ser motivo de rancor, mas que sirva de exemplo, pra aprender que não podemos e nem devemos confiar em qualquer pessoa.

O único amigo que nunca nos magoará, é Jesus, nosso amigo de verdade! 

Como diz um amigo meu: "Muitos não são seus amigos, são apenas conhecidos!" 

Que isso brote também no seu coração. Perdão não é uma questão de merecer, é imprescindível na vida de quem diz que ama a Jesus.

Aprenda a viver o que Deus sonhou pra você e não tente convencê-Lo a viver seus sonhos! Os sonhos de Deus são os melhores pra você (Isaías 55.9).

Apenas perdoe e espalhe o amor. Seja este amor na vida de outros.

Wilton Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário