quinta-feira, 28 de março de 2019

Crer e Pensar #009

SOU CRISTÃO APESAR DA IGREJA - Parte 01


Eu nasci e me criei em um lar cristão evangélico. Fui doutrinado em uma igreja de costumes bastante conservadores e nela permaneci, atuante, até os meus 24/25 anos de idade. 

Pelos ensinamentos e exemplos que tive, eu tinha medo de dizer o que eu pensava. Não ousava formular uma crítica a respeito de qualquer coisa. A palavra do pastor era sempre a final. 

Aos 15 anos eu sai de casa pela primeira vez e fui morar com um tio em outra cidade e lá, tive contato indiretamente com pessoas de outras igrejas, com pensamentos e costumes diferentes, mas ainda assim me mantive fiel ao que aprendi. 

Um ano depois retornei à minha cidade, um pouco mais conservador do que antes. 

As coisas só iriam mudar um pouco, quando aos 18 anos fui morar em uma cidade maior. Continuei nesta mesma igreja, onde cresci muito em conhecimento. Conheci pessoas com ideias de um cristianismo muito diferente daquele que me foi apresentado desde a infância. Aprendi a desenvolver um cuidado maior com as pessoas, a ouvir mais as dores do outro. Entendi que meu pensamento não deveria ser totalmente ligado ao céu e que eu precisava entender que existiam muitos ao meu redor, precisando de amor e atenção. Entendi que mesmo não sendo deste mundo eu estava nele e assim, deveria fazer alguma diferença. 

E a caminhada na vida cristã continuava. 

Agora, com mais questionamentos, com vontade de compreender e não de apenas ouvir e aceitar o que era dito. 

Porém, questionar não era uma decisão aceitável por muitos, mas calar meus argumentos não era uma escolha minha. 

Era difícil ser quase sempre a pessoa que não concordava. Era difícil manter minha voz calada. 

Entendo que a igreja, como comunidade religiosa, seja necessária na vida de uma pessoa. E fui aprendendo, aos poucos, com muita dificuldade e muita dor, que as igrejas eram falhas, que eram lideradas por homens, muitas vezes donos de uma verdade absoluta e inabalável, às vezes por causa de uma história construída, mas que eram falhos como qualquer um de nós. 

Não foi fácil aceitar que eram muitas as mentiras contadas, que eram muitas as dores camufladas. 

Eram agora, muitos os questionamentos e muitas dúvidas. Minha crítica então, se tornava cada vez mais forte. 

Ícones eleitos por mim durante a infância e começo da adolescência, eram desconstruídos quando se abriu a fonte de um conhecimento maior. Quando eu mesmo ia até a fonte em busca da verdade. 

Eu não guardo mágoas ou mesmo traumas de igrejas onde passei e congreguei. Me alegro pela família de amigos que construí e que os tenho comigo até hoje. 

Porém, foram muitas as dores e feridas causadas pela igreja, com marcas de cicatrizes permanentes. 

Eu aprendi a pensar. Aprendi a crer, mas não ausentando o meu pensar. Aprendi com Paulo que hoje é racional o meu culto, que é autêntico e livre o meu falar com Deus, que meu único mediador é Jesus, meu único consolador é o Espírito Santo e que Deus, somente Ele é o único que pode perdoar os meus pecados. 

Apesar de tudo, minha alma sobreviveu, como diz Philip Yancey. E continuo nesta caminhada.

Sim, sou cristão, apesar da igreja e daqueles que a lideram.


Wilton Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário