terça-feira, 12 de março de 2019

CRÔNICAS DE UMA INSÔNIA #008

MARCAS DO PASSADO

Existem momentos que marcam uma vida inteira, seja de forma positiva ou negativa.

Algumas vezes eles marcam tanto que não conseguimos nos desligar com tanta facilidade. Por isso, não conseguimos viver com intensidade o presente que nos é oferecido. Vivemos, então, de forma superficial e muitas vezes frustrada.

Não é fácil esquecer o que passou, ainda mais quando deixa marcas.

E as marcas sempre nos fazem lembrar do passado. Existem as marcas deixadas por pessoas que passaram na nossa vida e existem as deixadas por nós mesmos, essas são as mais difíceis de esquecer e aceitá-las.

Sempre esquecemos da nossa estrutura, esquecemos que somos pó, que somos falhos, que nós somos humanos e consequentemente, não somos perfeitos.

Ninguém nunca chegará a sua velhice sem nenhum arrependimento. Ninguém nunca ousará dizer: "Em nada me arrependo". Por mais que as palavras digam uma coisa, o coração acusará outra.

Então, o fim é necessário para que haja um recomeço. É necessário colocar um ponto final no passado que nos aflige, nos fazendo infelizes.

Por experiência própria, sei que não é fácil agir assim. Existem as marcas e elas insistem em trazer à memória o que aconteceu. São elas que me ajudam a lembrar daquilo que não me fez e nem fará bem.

É preciso superar o passado para assim, ser feliz. Enquanto continuarmos alimentando, com pensamentos, o que fizemos ou nos fizeram, viveremos frustrados.

Algumas marcas somem naturalmente com o tempo, outras ficarão por toda a nossa vida e elas devem servir de exemplo, de encorajamento e vontade de seguir em frente e não como um instrumento de dor e sofrimento.

Que possamos fazer dos momentos vividos, os bons e ruins, experiências para os novos desafios que nos esperam à frente.

Jesus nos orientou a ter força e bom ânimo diante das lutas e tribulações que viriam sobre nós (João 16.33) e São Paulo nos alegra com a carta que escreveu a igreja em Roma, com essas palavras: "E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado" (Romanos 5.3-5).

Eu sei que não é fácil, mas é possível.
Dói, mas é suportável.

As lutas virão. Momentos ruins virão. Vamos errar muito, cairemos, nos decepcionaremos, nos magoarão, mentirão sobre nós e até, nos abandonarão!

Porém, frente a tudo isso devemos ter a certeza de uma coisa, Jesus Cristo será sempre nosso Guia e único referencial, um verdadeiro e fiel amigo!


Wilton Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário